sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Atração dos dias 14 e 15/10: "Bouleversement" Novos Curitibanos (Ctba)


Foto: Carol Scabora

Bouleversement

Bouleversement tem como foco relações de despedida, transgressão, liberdade e dor. Onde o individual e o coletivo através da relação direta com o público e o solitário produzir artístico, aliam em sua produção a frieza de sentimentos e o despertar de sensibilidades, através de movimentos cotidianos e histórias pessoais coletados em construções estéticas das mais comuns às representações poéticas e subjetivas dos atores-bailarinos.

Desafios, descobertas e ilusões presentes nas histórias da vida dos atores-bailarinos foram o ponto de partida para a criação de personagens aparentemente cotidianos e de uma história a ser construída com o público. E o fio condutor do processo foi o desafio de encontrar signos potentes que representassem tais sensibilidades, contadas de forma de forma não linear, por meio da linguagem verbal e não-verbal, desafiando a plateia por meio de uma dança-teatro. 

Assim, nascimento, vida e morte são o tempo de discussão pesquisados ao confrontarem realidades passadas com o instante atual. Assim, é descoberta uma nova cidade e explorada uma “nova” dança a partir do olhar de quem viveu, sonhou, amou e construiu. 

O desafio

Não resistir, mas RE-EXISTIR formas de pensar ao respeitar o caráter denotativo que pode abrir espaços conotativos construídos em comunão, COMUM-UNIÃO, entre o mágico e o concreto, entre o espalço de permissão chamado palco e o espaço de compreensão, julgamento e/ou identificação/estranhamento chamado plateis.
Reconstruir e destruir espaços são duas possibilidades reais quando o assunto em questão é a MUDANÇA, e porque não pensar no mudar de uma dança, mesmo que de forma poética. Já que estamos todos entregues ao inesperado e improvável quando iniciamos qualquer atividade, seja física ou mental, principalmente de forma inconsciente. 

Foto: Carol Scabora


O diretor e o grupo

Flávio Magalhães nasceu em Curitiba em 1990. Em 2008 começou sua atividade teatral de forma profissional na Cia. Teatral Tipos & Caras (Maringá/PR). Em outras pesquisas de dança e teatro freqüentou a Universidade Estadual de Maringá, o Ballet Nara Dutra e a Teatro e Ponto Produções Artísticas. No começo de 2014, desafiado artisticamente pelo doutorando em Artes Cênicas (USP) Stênio Soares, professor da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR (FAP), instituição de ensino público onde Magalhães segue seu estudo na área de teatro e ensino, deu início ao Núcleo de Pesquisa em Artes, Novos Curitibanos, e produziu o espetáculo Bouleversement.
Novos Curitibanos é um núcleo que reúne profissionais de diversas linguagens artísticas, que em parceria com a Associação Artística Míriade (Campo Magro/PR - região metropolitana de Curitiba), conta com músicos, bailarinos, atores, cineastas, fotógrafos, artistas circenses. E uma característica do grupo é respeitar a essência cultural de cada um, ou seja, sua forma de expressão em relação ao mundo e com isso potencializar uma discussão e produção dentro de uma construção coletiva.


Dia 14 de outubro/ Terça- Feira
CIRCULAÇÃO - PARANAVAÍ 
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa
Duração: 40 min
Recomendação Etária: Livre
Entrada franca. Retirada dos ingressos uma hora antes do início do espetáculo.


MARINGÁ
Dia 15 de outubro / Quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Barracão
Duração: 40 min
Recomendação Etária: Livre
R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário