segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Atração do dia 08/11 - "O Primeiro Golpe" (Saindo da Coxia/Mandaguari)



Dia 8/11 – sexta-feira

20h30
“O primeiro golpe” (Grupo Saindo da Coxia / Mandaguari)
Local: Teatro Barracão
Recomendação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos
Entrada franca
Parceria com o projeto Convite ao Teatro
Retirar ingressos 1h antes na bilheteria do teatro

A peça fala, entre tantas coisas, sobre o papel do ator, “esse outro tão eu mesmo”, sobre estar nesse lugar (o teatro) e “ser”, e ainda faz uma reflexão sobre a luta da imagem com a palavra. Sem descartar os próprios dilemas adolescentes, a direção de atores privilegiou o personagem que “se adapta” ao ator – fortalecendo as susceptibilidades e as possibilidades de cada um dos membros do grupo.

Não há uma história, propriamente, dentro da peça, mas várias intervenções sobre essas possibilidades de se construir um “corpo” dramático a partir da fragmentação e de pequenos “circuitos” que amarram o texto. As cenas se conectam a partir de um princípio: estar no palco e representar. O nome do grupo, por sua vez, forneceu o mote para potencializar o lugar onde tudo acontece: o palco, como metáfora de peso para a vida. Para chegar até ele, é necessário sair de outro lugar, a coxia: metáfora do que se esconde, do que antecede o desnudamento e da mentira.

O projeto que resultou na peça “O primeiro golpe” é uma parceria da Comunidade Social Cristã Beneficente, de Mandaguari, e da COMUDICAMAN - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mandaguari.

A Comunidade, fundada em 1984 pelo Dr. Osvaldo Alves, desenvolve projetos com crianças e adolescentes que envolvem esportes (judô e karatê), literatura (com biblioteca e Bebeteca), além de cinema e teatro.

“O primeiro golpe” foi elaborado a partir de discussões e de textos escritos pelos integrantes do grupo, adolescentes que tem entre 15 e 18 anos de idade. O projeto, iniciado em março de 2013, contou com a exibição de filmes, leitura de textos e alguns exercícios corporais. A expectativa era de estimular os alunos para a criação através de um entendimento de alguns processos teatrais e, assim, constituir um “corpo” para ser trabalhado.




Ficha Técnica

Direção: Paulo Campagnolo
Texto: criação coletiva
Figurinos: o Grupo
Cenário: Paulo Campagnolo
Execução de cenário: Sandra H.
Elenco: Amanda Galvão, Bruna Cassiano, Denise Alves, Fernanda Dallyane, Marcelo de Sá, Milena Silva, Suellen Malaghetta, Vanessa Prina e Vanessa Rissi.
Duração: 60min.
Classificação: 12 anos
A produção local é da Teatro & Ponto Produções Artísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário