terça-feira, 5 de novembro de 2013

Atração do dia 15/11 - "Cronópios da Cosmopista" (Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio/ Curitiba)



Dia 15/11 – sexta-feira 

20h30
“Cronópios da cosmopista” (Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio / Curitiba)
Local: Teatro Barracão
Recomendação etária: 16 anos
Duração: 50 minutos
Entrada franca
Parceria com o projeto Convite ao Teatro

Retirar ingressos 1h antes na bilheteria do teatro

Um anti musical Psicodélico

Durante a experiência com a montagem de “Amoradores de rua” pelo prêmio Myriam Muniz/Funarte (2009/2010), o grupo de atores e artistas envolvidos na encenação percebeu a necessidade de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de descobertas de linguagens, creditando nesta ação uma possibilidade de dar continuidade a algumas conquistas e percepções físicas e intelectuais no universo da criação teatral.

Vieram então as montagens de “END” e “Uma entre mil histórias de amor”, mergulho na obra do diretor e artista plástico Raul Cruz. Depois “O buraco da fechadura”, comemorando o centenário de Nelson Rodrigues. Agora a ideia se baseia na montagem de um texto inédito inspirado na obra de Julio Cortázar, ícone da literatura latino americana, propondo um jogo de espelhos entre Cortázar, sua obra e o olhar deste grupo de  artistas, que recriam, dialogam e propõem um outro jogo, com novas cartas e possibilidades. Já no título do trabalho, “Cronópios da Cosmopista”, as obras se misturam e se fundem. 

Nesta nova empreitada o diretor e dramaturgo Rafael Camargo desenvolve  de maneira mais intensa caminhos já apontados em suas criações anteriores, a não ação física como estética do seu teatro, agora transitando pelo gênero musical. Como cantar e dançar no teatro da inação? Que coreografias seriam possíveis para o ator imóvel? O jogo tange a um mergulho  de questões existenciais  profundas e subjetivas. Os não personagens estabelecem uma relação através de uma situação, de uma relação, de um contexto. Nada somos, apenas estamos, quer nos dizer o autor. Apenas atravessamos.

Fragmentos de textos reinventados, canções, poemas e frases dão o lastro e servem de fio condutor para a criação do texto. Neste redemoinho do realismo fantástico de Julio Cortazar reza um mundo envolto em outros mundos, que se desdobram e se fundem. O fim e o começo sem cronologia e às vezes paralelos nos dão e nos retiram o chão. E os pés experimentam outros caminhares: Como caminhar sem chão, por exemplo, ou dançar sem se mover, simplesmente.



                                                                                              Rafael Camargo



Dos desejos e projetos individuais e coletivos de artistas e produtores, nos encontramos para realizar o primeiro espetáculo: “Amoradores de Rua” em 2010 e depois “End” e “Uma entre mil histórias de amor” em 2011.

O Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio vem se estruturando e dedicando-se a trabalhos experimentais, em sua maioria, criados por meio de processos colaborativos em que os atores, diretor, dramaturgo e equipe são todos artistas criadores.

Caminhando para um teatro que reflita a expressão artística na escolha pela discussão de temas inerentes ao ser humano, portanto atuais e relevantes e que se comuniquem com o seu tempo.

Estamos novamente todos juntos, agora em “Cronópios da Cosmopista”, observando o desenvolvimento e as possibilidades do nosso encontro.Que ele seja tão prazeroso para o público que nos assiste, quanto para nós que o realizamos.

E neste meu teu portal. E nesta tua porta passagem estrada, que nos te me olhamos, que nos te me tocamos delicadamente, parece. Vamos, vamos e vamos autonautas, é bom ir.


Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio


|Blog do Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio |


Ficha Técnica

Inspirado na obra de Julio Cortázar 
Texto e Direção: Rafael Camargo
Elenco: Cristiane de Macedo, Diego Marchioro e Rafael Camargo
Stand in: Martina Gallarza
Cenografia e Adereços: Maria Baptista e Gabriel Gallarza (Oficina Projetos)
Cenotécnico: Alfredo Gomes e Adilson Magrão (Procenium)
Figurino: Cristine Conde
Direção Musical e Arranjos: Leonardo Pimentel.
Trilha Sonora: Ruído Branco Produções
Operação de Som: Fernando de Proença
Iluminação: Fernando Dourado
Operação de Luz: Debora Zanatta
Fotografia: Chico Nogueira
Videomaker|:Alan Raffo
Assessoria de Imprensa: Fernando de Proença.
Comunicação Visual e Ilustração: Leonardo Pimentel
Idealização: Rafael Camargo (Tanta Produções)

Direção de Produção: Diego Marchioro
Assistência de Produção: Debora Zanatta
Produção: Rumo Empreendimentos Culturais
Criação e Realização: Tanta Produções e Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário