terça-feira, 5 de novembro de 2013

Atração do dia 14/11 - "Hamlet-Machine" (Núcleo 7/Campo Mourão)




Dia 14/11 – quinta-feira
23h59
“Hamlet Machine” (Núcleo 7 / Campo Mourão)
Local: Oficina de Teatro da UEM
Recomendação etária: 16 anos
Duração: 60 minutos

R$ 10 inteira e R$ 5 meia

HAMLET-MACHINE: Delineamento das formas de uma estética da era do caos, a verdade ou a beleza das concepções clássicas transformadas em lixo atômico. Heiner Müller retoma a essência da matéria dramática do Hamlet shakespeareano para reescrever com absoluta crueldade a tragédia de nossa própria condição atual como humanindade ou como cultura. (Júlio York-Núcleo de pesquisa Cênica e Dramaturgia/Tribo de atuadores/Extraído da Revista-Registro espetáculo Hamlet Máquina-Porto Alegre-RS-BR)

HEINER MÜLLER: Sua carreira literária teve início quando o socialismo estava sendo construído na República Democrática Alemã, o lado leste da já dividida Alemanha. Como elementos frequentes em sua obra, o autor discute o socialismo e o valor da Revolução. Com a queda do muro, em 1989, torna-se referência do teatro pós-moderno por, principalmente, trazer a política aos palcos.
Paralelamente ao seu trabalho no teatro, destacou-se por suas declarações irreverentes e posições políticas e culturais iconoclastas, tanto sobre a história alemã, a divisão do país e a guerra fria, quanto sobre o fim da República Democrática Alemã e a unificação. Müller deriva sua obra tanto da tradição canonizada quanto da apócrifa, criando assim uma tradição própria que se abre ao pós-modernismo.
Discípulo de Brecht, sua dramaturgia incorpora a encenação e vai exercer uma influência profunda na Alemanha Ocidental, França, Estados Unidos e Brasil.

A estética da era do caos, a verdade ou a beleza das concepções clássicas transformadas em lixo atômico. Heiner Müller retorna a essência da matéria dramática do Hamlet shakespeariano para reescrever com absoluta crueldade a tragédia de nossa própria condição atual humana ou cultural.


DIREÇÃO: Carlos Soares
Elenco: Alexandre Felix, Cassiana Soares, Cristiane Pereira, Geovane Rodrigues, Giancarlo Cieslak, Maria Gobato Tonon, Natalia Soares, Paulo Henrique da Silva, Paulo Roberto Custódio de Oliveira, Rodrigo Silva, Valdilene Wagner, e Vanuza Eloisa da Silva.
Iluminação: Milton Lima


A MONTAGEM RECEBEU A CONTRIBUIÇÃO DO SESC/CAMPO MOURÃO: Através do Projeto Leituras Cênicas com a oficineira Daiane Dordete Steckert Jacobs (Doutoranda e Mestre em Teatro pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, em Florianópolis. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias, cantora, poeta e produtora cultural.)

APOIO LOGÍSTICO: Fundação Cultural de Campo Mourão/Coordenação de Ação Teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário