Foto: Cristiano Salomão
Três cenas compõem a peça que tomou forma no Centro de Pesquisa
Teatral, de Antunes Filho.
A figura paterna, o artista à margem e a angústia da memória são
alguns dos temas evocados por Balaio, espetáculo composto por três cenas
fortemente autorais e independentes, que se deixa alinhavar por um fio tênue de
sentidos e propostas cênicas.
A peça é fruto de uma pesquisa estética promovida pelo Centro de
Pesquisa Teatral (CPT), coordenado pelo diretor Antunes Filho, incentivando a
busca de uma nova expressão teatral.
As cenas O Pai e Para Narizes Bem Preparados, criadas a partir de
referências cinematográficas e de artes visuais compartilhadas pelo grupo,
soma-se A Quadratura do Círculo, monólogo escrito por Stella Prata, que integra
o Círculo de Dramaturgia do CPT.
"Balaio é uma experiência que me agrada muito. Uma atividade
desamarrada, solta, provocativa, próxima das instalações, performances - isso
que ocorre pelas artes plásticas atualmente." Antunes Filho.
Foto: Otavio Dantas
O Pai
Cristiano Salomão, Isabel Wilker
e Mariana Delfini
Em uma cena fragmentada, composta por depoimentos e momentos
performáticos, o trio de atores traz à tona reminiscências da relação com a
figura paterna. Um tom onírico embala o misto de ode ao pai e destruição dele.
A Quadratura do Círculo
Stella Prata e Carolina Sudati
Após cometer um crime, artista de circo mergulha nos abismos de
sua alteridade radical. O monólogo, segundo exercício de Stella Prata no
Círculo de Dramaturgia do CPT, é a segunda peça de sua Trilogia do Palco.
Para Narizes Bem Preparados
Camila Turim e Nathália Corrêa
Duas atrizes percorrem trajetórias paralelas, que se alternam
entre o épico e o poético. A cena se formou a partir de sua própria proposta.
Transita por sua criação e a partir dos impulsos mais primitivos. É uma
tentativa de traduzir em ação, a ligação entre o artista e a plateia e as
várias camadas que temos que remover até alcançar uma expressão honesta. A cena
é um espaço aberto para o acontecimento do momento.
Untitled from cassandra mello on Vimeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário