sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atração do dia 15/08 - "Balaio" (Balaio/São Paulo)


Foto: Cristiano Salomão


Três cenas compõem a peça que tomou forma no Centro de Pesquisa Teatral, de Antunes Filho.
A figura paterna, o artista à margem e a angústia da memória são alguns dos temas evocados por Balaio, espetáculo composto por três cenas fortemente autorais e independentes, que se deixa alinhavar por um fio tênue de sentidos e propostas cênicas.
A peça é fruto de uma pesquisa estética promovida pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado pelo diretor Antunes Filho, incentivando a busca de uma nova expressão teatral.
As cenas O Pai e Para Narizes Bem Preparados, criadas a partir de referências cinematográficas e de artes visuais compartilhadas pelo grupo, soma-se A Quadratura do Círculo, monólogo escrito por Stella Prata, que integra o Círculo de Dramaturgia do CPT.
"Balaio é uma experiência que me agrada muito. Uma atividade desamarrada, solta, provocativa, próxima das instalações, performances - isso que ocorre pelas artes plásticas atualmente." Antunes Filho.

Foto: Otavio Dantas

O Pai
Cristiano Salomão, Isabel Wilker e Mariana Delfini
Em uma cena fragmentada, composta por depoimentos e momentos performáticos, o trio de atores traz à tona reminiscências da relação com a figura paterna. Um tom onírico embala o misto de ode ao pai e destruição dele.
A Quadratura do Círculo
Stella Prata e Carolina Sudati
Após cometer um crime, artista de circo mergulha nos abismos de sua alteridade radical. O monólogo, segundo exercício de Stella Prata no Círculo de Dramaturgia do CPT, é a segunda peça de sua Trilogia do Palco.
Para Narizes Bem Preparados
Camila Turim e Nathália Corrêa
Duas atrizes percorrem trajetórias paralelas, que se alternam entre o épico e o poético. A cena se formou a partir de sua própria proposta. Transita por sua criação e a partir dos impulsos mais primitivos. É uma tentativa de traduzir em ação, a ligação entre o artista e a plateia e as várias camadas que temos que remover até alcançar uma expressão honesta. A cena é um espaço aberto para o acontecimento do momento.






Untitled from cassandra mello on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário