quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atração do dia 25/08 - "O Dragão" (Amok/RJ)




"Dois sonhos podem se mover livremente sob um mesmo céu?"
Mahmoud Darwich



O espetáculo O Dragão é uma criação sobre o tema da guerra, a partir de fatos e depoimentos reais. A pesquisa inicial nos levou a diversas regiões, até chegarmos ao trágico conflito entre israelenses e palestinos. Neste pequeno território no coração do Oriente Médio é travada uma guerra que se tornou emblemática de muitas outras. 
Através do olhar de quatro personagens - dois palestinos e dois israelenses - abordamos a intimidade da dor infligida pela guerra. Quisemos quebrar a visão distanciada da mídia e da análise dos especialistas, que nos apresentam os fatos, para fazer surgir personagens. Interrogar a realidade através do que eles vêem e sentem, fazendo ouvir as vozes que pouco escutamos.



Propusemos olhar esta complexa situação entre israelenses e palestinos, sem nenhuma hierarquia, nenhuma classificação. O que colocamos em jogo são testemunhos de destinos confiscados pelo horror. Procuramos revelar o interior das pessoas nesta experiência comum da dor, onde as diferenças não separam mais, mas simplesmente nos distingue e religa.
O Dragão é um espetáculo sobre o diálogo e a paz; sobre a possibilidade de encontrar atrás da crueldade e da violência uma real humanidade.
O espetáculo estreou em 2008, foi indicado pelo jornal O Globo como um dos melhores espetáculos do ano e foi indicado ao prêmio Quem de melhor ator para Stephane Brodt e melhor atriz para Fabianna de Mello e Souza.



"Comovente Apelo ao Entendimento - Impondo à cena uma dinâmica seca e austera, Ana Teixeira constrói um espetáculo memorável, sob todos os aspectos. No tocante ao elenco, Fabianna de Mello e Souza desempenha com segurança e vigor suas duas personagens, o mesmo ocorrendo com Kely Brito e Cassiano Gomes, em participações menores. Quanto a Stephane Brodt, o ator exibe performances inesquecíveis. (...) É realmente um privilégio assistir a um intérprete de execução que, invariavelmente, oferece tudo de si à plateia, conseguindo ao mesmo tempo emocioná-la e levá-la a refletir. A destacar também a vital participação de Carlos Bernardo, tanto no que diz respeito à música quanto a sua execução, fundamentais para o êxito desta montagem imperdível, que merece ser prestigiada de forma incondicional pelo público carioca."
Lionel Fischer - Tribuna da Imprensa / Rio de Janeiro

"Beleza Como Um Bom Instrumento de Reflexão - O Dragão é um espetáculo de grande impacto, de considerável beleza, que faz do teatro instrumento de reflexão, ao apresentar sem comentários - porém com grande consciência - a maldição que é a guerra. Deve ser visto por todos aqueles que ainda se interessam pela sobrevivência da Humanidade."
Barbara Heliodora - O Globo / Rio de Janeiro


Direção: Ana Teixeira
Montagem do texto: Ana Teixeira / Stephane Brodt
Elenco: 
Wafa e Nurit
Said e Shimon
uma palestina e Yael l      
um palestino
Fabianna de Mello e Souza
Stephane Brodt
Kely Brito 
(em alternância com Rosana Barros)
Cassiano Gomes (2008)
Thiago Guerrante (2009)
Bruce Araujo

Música:

Carlos Bernardo (2008)
Beto Lemos (em alternância com Rudá Brauns)
Assistente de direção: Kely Brito
Iluminação: Renato Machado 
Figurino: Stephane Brodt
Cenário: Ana Teixeira
Projeto gráfico: Paulo Lima
Costureira: Dora Pinheiro
Cenotécnicos: Equipe Hélice, Adílio Atos e André Sales
Professora de árabe: Samaher Omran Muhmed
Professora de hebraico: Miriam Weitzman
Produção: Galharufa Produções
Produção Amok Teatro: Erick Ferraz 
Instrumentos: Alaúde, Darbuka (percussão); Bodhran (tambor do Paquistão); Viola de Gamba.





Nenhum comentário:

Postar um comentário