quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Evento de extensão Teatro Brasileiro em Questão: Crítica, teoria e prática.

O Evento de Extensão Teatro brasileiro em questão: crítica, teoria e prática é a continuação do Evento de Extensão A atualidade do teatro no Brasil: articulações entre cena e crítica, realizado em 2011, e almeja obter o mesmo resultado do anterior. Ele pretende oferecer aos interessados a oportunidade única de contato com profissionais de competência comprovada em suas respectivas áreas de atuação, por meio de 3 apresentações teatrais, debates com os grupos envolvidos, uma mesa-redonda e o exercício da crítica teatral pelos participantes. 
O Evento em questão está articulado com a II Mostra de Teatro Contemporâneo – Maringá-PR, que ocorrerá em Maringá entre os dias 7 e 26 de agosto de 2012, contando com mais de vinte espetáculos e ainda palestras, workshops e conferências. Nosso Evento de Extensão tem, entretanto, uma proposta diferenciada: a encenação teatral e a discussão crítica e teórica sobre as mesmas, tratando da atualidade de um teatro dialético e crítico no Brasil, especialmente pelo fortalecimento do teatro de grupo, contando com um repertório teatral amplo e pesquisa estética, buscando uma dialética fecunda entre teatro e sociedade. 
Para isso, nesse Evento de Extensão teremos a participação do grupo Amok, do Rio de Janeiro, grupo consolidado e dos mais respeitados do Brasil, com muitos prêmios e viagens a festivais do mundo todo no currículo. Representando o teatro maringaense, o grupo Câmera também discute questões sobre o papel da arte na sociedade e como fazer essa relação fecunda e produtiva. Nesse Evento, o assunto central será a formalização estética da violência, um dos temas das 3 peças apresentadas e, ainda, da crítica de teatral de Anatol Rosenfeld, alemão que se refugia no Brasil em 1937, por conta da perseguição nazista, e nunca fugiu do debate necessário da arte contra a barbárie. 


Atividades:

PROGRAMA PREVISTO


Atividades Realizadas / Realizadores
Dia e Hora
Apresentação teatral: O sono profundo dos negros venenos, do Grupo Câmera. (Maringá)
Dia 20/ago, às 20:30
Teatro Calil Haddad
Mesa-redonda seguida de debate: O teatro encena a violência: relações entre história, crítica literária e forma estética no Brasil.Participantes: Paulo Campagnolo (diretor do grupo Câmera); Alexandre Villibor Flory (DLE-UEM) e integrante do grupo Amok de teatro. Mediação: Fábio Pierini

Dia 24/ago, às 14:00
Auditório do LAAP, 
Bloco H35 - UEM
Apresentação teatral História de família, pelo grupo Amok (Rio de Janeiro)
Dia 24/ago, às 21:00
Teatro Calil Haddad
Apresentação teatral: O dragão, pelo grupo Amok (Rio de Janeiro)
Dia 25/ago, às 21:00
Teatro Calil Haddad
Exercícios de crítica teatral das peças assistidas, com base em algumas referências realizados de forma não-presencial, com publicação dos melhores trabalhos no site do Festival de teatro contemporâneo de Maringá, parceiro do projeto de Extensão em curso.

Atividade não presencial
Carga Horária Total: 20 horas
Valor: R$ 30,00 (os inscritos no Evento de Extensão recebem ingressos para as três peças envolvidas no projeto; no caso do dia 24, é preciso chegar 30 minutos antes para garantir lugar)
Informações: ao preencher os dados e gerar o boleto, não se esqueça de pagá-lo para completar a inscrição. APÓS EFETUAR O PAGAMENTO, FAVOR ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O E-MAIL teatrodleuem@gmail.com, escrevendo no campo Assunto “Inscrição realizada no Evento de Extensão sobre Teatro 2012”. No corpo do e-mail, escrever o nome completo. Isso servirá para que possamos entrar em contato com os participantes para passar alguma informação relevante. Vale lembrar que o participante só pode ser considerado inscrito quando o sistema de recebimento da UEM informar-nos de que o valor está computado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário